O Significado de “Guru”

Guru (em sânscrito गुरू) é um professor no hinduísmo, budismo, e sikhismo, que possui um profundo entendimento da alguma linha filosófica, o guru também é visto na religião indiana como um guia sagrado à auto-realização.”Guru” também refere-se em sânscrito ao Brihaspati, uma figura Hindu análoga ao planeta/deus romano Júpiter. Na astrologia Védica, Guru ou Brihaspati é alguém que de tem influência no ensinamento do devoto.

Na Índia contemporânea e na Indonésia, o termo “guru” é empregado para indicar um “professor”. No ocidente, o significado original de guru tem sido usado para indicar alguém que tenha seguidores, embora não necessariamente em um estabelecimento de ensino de filosofia ou religião.

De forma metafórica, guru é empregado para descrever uma pessoa que tem autoridade por causa do seu conhecimento ou perícia em algum campo. A importância de achar um verdadeiro guru é descrita nas escrituras e ensinamentos religiosos como algo vital para conseguir atingir o seu objetivo.

No sentido tradicional, a palavra guru descreve um relacionamento mais que absoluto e é usado como uma forma de endereçar não apenas um discípulo por seu mestre.

Guru é um guia espiritual na terra. Em algumas das mais místicas tradições, acredita-se que o guru pode despertar um espírito dormente com a sabedoria interior do próprio aluno.

No Hinduísmo, o guru é considerado uma pessoa respeitada com qualidade de um santo que ilumina a mente do seu discípulo, um educador de quem se recebe um mantra iniciatório, e aqueles que instrui os rituais e cerimônias religiosas.

O guru é um termo muito usado na Índia como e todo o mundo, ele tem como base o significado originário de raiz com gu (sobra) e ru (luz). O guru é o mestre aquele aquém se deve respeito e obediência, aquele que é repleto de luz. O guru não tem forma mas toma uma forma acolhedora para afastar o medo daqueles que necessitam de mais cuidado.

O guru sempre escuta, o guru esta sempre presente, o guru é sempre complacente, e cheio de bondade. Seu coração é repleto de paz e na sua essência. Ele confere a todos de boa vontade.

O guru é base pela qual se inicia a busca pelo auto conhecimento. O guru é, o guru está sempre próximo sempre disponível, o guru sempre aconselha e nunca se cala apenas aqueles que não querem o ouvir fecham seus ouvidos ao seus ensinamentos. Mas se o amor é o caminho o guru é luz que ilumina este caminho.

Guru é uma pessoa destinada a ajudar o próximo, tanto com uma palavra de conforto quanto com ensinamentos. É nele que buscamos a compreensão do enigmático, dos mistérios do Universo, da magia, do auto-conhecimento independente de crédulo ou religião.

Normalmente, o Guru é uma pessoa que posse amplo conhecimento, nos servindo muitas vezes como um terapeuta que usa a ciência esotérica para nos auxiliar.

Sacerdote, Guia Espiritual, Professor, Terapeuta, Vidente, são classificações que muitas vezes usamos para denominar o Guru. Não importa como e com qual ciência ele nos auxilia e sim o dom, carisma, paciência e sabedoria que ele posse para conseguir nos equilibrar e nos ajudar.